Sobre

O NEFHEM – Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística, surge da necessidade sentida pelo Departamento de Filosofia da UERN, Campus Caicó, no início de 2019, para ampliar os Grupos de Pesquisa vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes, mobilizando-os para organizarem suas atividades de pesquisa numa unidade de trabalho comum. Em resposta, um grupo de professores do Departamento resolveu criar um Grupo de Pesquisa que será encaminhado para o cadastramento junto ao CNPq.

Este Grupo de Pesquisa visa congregar professores e estudantes que trabalhem na perspectiva da fenomenologia, hermenêutica e mística. Os Encontros de Leitura serão realizados quinzenalmente com a leitura e análise em grupo de fragmentos de obras clássicas nessas áreas sob a responsabilidade de um membro a cada Encontro de Leitura. Os Encontros de Leituras serão, pois, um forte momento da vida acadêmica em que pesquisadores e estudantes estudando textos consagrados pela tradição filosófica na área de fenomenologia, hermenêutica e mística, confrontarão modos de interpretações distintos e, assim, aprenderão a conviver com o diferente se afinando a um jeito próprio, um modo próprio de ser pesquisador (a). Isso deverá estimular e provocar no professor (a) pesquisador (a) e no (a) estudante uma nova luz para enxergar sua pesquisa pessoal que será compartilhada no Grupo pelo modo como cada um se posiciona diante do lido e debatido. Assim o Grupo de Pesquisa tenciona fomentar a descoberta de ideias para a Monografia, ou a produção de um artigo aprofundando algo que o Encontro de Leitura possibilitou etc, assim como promover mesas-redondas, colóquios para que os Membros possam apresentar trabalhos e possamos estreitar e consolidar laços de amizades filosóficas com pesquisadores (as) do Brasil.

Os (As) professores (as), na condição de pesquisadores (as) e coordenadores de Projetos de PIBIC, vinculados ao NEFHEM, naturalmente desenvolverão, de forma particular, suas atividades de orientações e, talvez, com Encontros de Leituras com textos específicos das pesquisas que estão realizando com seus orientandos e alunos afinados com seu modo de pesquisar em filosofia. Essa dinâmica não dificulta a participação nos Encontros de Leituras quinzenais com todos os Membros, professores (as) e alunos (as), antes, ao contrário, efetivamente contribui para um alargamento do estudo e uma maturidade da perspectiva na linha de pesquisa adotada.

O NEFHEM também será um locus apropriado, um atelier filosófico para os membros que concluíram a graduação, mas desejam continuar em contato com a Academia para preparar futuros projetos de Mestrado e/ou Doutorado.

Os pesquisadores (as) do NEFHEM, portanto, terão em sua dinâmica duas atividades, além dos eventos organizados, a saber: um Encontro de Leitura quinzenal, com todos os Membros, sobre um texto clássico de fenomenologia, ou hermenêutica, ou mística, e os Encontros de Leitura e/ou Orientações nas atividades de PIBIC e Monografia a que cada professor (a) e aluno (a) estejam engajados (as).

Publicidade